sábado, fevereiro 06, 2010

Femeas nas gaiolas

Boa noite!
Hoje passei o dia todo no meu canaril, a colocar as minhas femeas nas gaiolas. Estava a pensar juntar como habitualmente dia 14 de Fevereiro, mas acho que os machos ainda estão com pouco cio, adiando a junção do macho com a femea para dia 21 de Fevereiro, o tempo tambem está um pouco instavel o que nao ajuda tambem ao acasalamento precoce dos canarios, e correr o risto de os primeiros ovos estarem gouros. As femeas já se encontram quase cheias, tendo estas duas semanas para se optimizarem o mesmo se sucede com os machos. Estas duas semanas vão estar a beber o floroferol, o AD3E+K, florotonyl, promotor L, Calcio e colina junto com as vitaminas que anteriormente descrevi, e dou tambem vitamina E só dando maior concentração dessa vitamina aos meus canarios já que e um optimo estimulador para o acasalamento,
A pressa é inimiga na prefeição, portanto mais val atrasar uma semana do que correr o risco de as canarios comecarem a por ovos e os machos não estarem ainda preparados para tal.

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Epoca nova, canaril remodelado!

Brevemente colocarei no blog fotos do remodelado canaril de criação. Não podemos parar, temos de evoluir para ter cada vez mais e melhor qualidade naquilo que criamos, esta foi a filosofia que me passaram e que axo acertiva e tento seguir essas ideias.
O meu canaril tinha capacidade para 30 gaiolas em pvc e neste momento com as remodelações passou a ter capacidade para as tais 55 gaiolas em pvc onde irei colocar os meus 55 casais deste ano. As condições adequadas para a criação e meio caminho andado para melhorar a qualidade dos nossos canarios a outra metada e o investimento nos canarios, que todos os anos temos de ajustar o nosso plantel, não existe planteis perfeitos e por vezes não resistimos em comprar mais um passarinho, pelo menos falo por mim, mas tambem tenho a noção que é para o bem da qualidade do meu canaril.

Epoca 2010 vai começar!

No passado fim-de-semana tive mais uma vez a fazer os meus casais, ver qual a femea que fenotipicamente se encaixa melhor com os machos que tenho para a criação.
Vou mais uma vez aumentar o numero de casais, sim porque de ano para ano tenho aumentado o numero de casais, indo este ano fazer 55 casais, sendo desses 55 casais 37 de raça phaeo, sem duvida a raça que aposto e que gosto mais de criar.
Foi um fim-de-semana complicado com a preparação de todo o canaril de criação e colocação de um macho em cada gaiola.
No fim-de-semana que se aproxima vou colocar as femeas tambem nas gaiolas separadas ainda dos machos pelos divisores, e começar a dar vitamina E e floroferol com calcio para o acasalamento.
No proximo dia 14 de Fevereiro, dia dos namorados, é o tradicional dia em que junto o macho com a femea, dando assim inicio ao processo de acasalamento continuando por isso a dar vitamina E e floroferol e calcio, e um pouco de colina que não faz mal nenhum, visto ser um regulador hepatico.
Este será o meu plano dos proximos fins-de-semana para os meus canarios.

Campeão do mundo em Phaeos amarelo mosaico

No passado dia 21 de janeiro de 2010, recebi do Sr Rui Belchior a grande noticia que era campeão do mundo de phaeos amarelos mosaicos, ficando nesse momento um pouco "atarantado" com tal noticia, visto eu ter participado no campeonato do mundo só por isso mesmo, por participar e contribuir para um grande campeonato do mundo de ornitologia, que se diga a verdade, mais uma vez os portugueses estiveram de parabens por tudo o que fizeram em matosinhos em prol da ornitologia e em prol dos ciradores portugueses.
Esta medalha de ouro veio premiar toda a dedicação que tenho dado aos meus canários, em conjunto com o meu irmão e com o meu pai, porque sem eles isto tambem não aconteceria,porque os canarios são dos três e não só meus, e um prémio aos nossos 10 anos de criação de canarios, vindo de ano para ano evoluindo e conquistando alguns prémios culminando com este prémio anteriormente descrito.
Queria dedicar esta medalha a todos aqueles que me ajudaram em conseguir conquistar este prémio, não refiro nomes, mas eles sabem quem são, para eles o muito obrigado!