sexta-feira, julho 30, 2010

Desparasitar os canarios

Agora terminada a criação vou desparasitar as minhas aves todas, ou seja, os reprodutores e as jovens aves.
Existe algumas aves as primeiras que ja iram fazer a segunda dose de sesparasitante já que o desparasitante que eu dou e de repetição 30 dias apos a 1ª tomada.
Os canarios jovens sao desparasitado com o Lankastil com 30 dias de idade e depois quando tem 2 meses de idade são desparasitados novamente com o outro desparasitante e depois aos 3 meses de idade e dada a 2ª toma. Foi ma politica que adoptei e que tenho gostado dos resultado e tenho realizado sempre da mesma forma de ano para ano.Mas isto é uma coisa que fica ao criterio de cada criador eu como gosto de prevenir em vez de remediar faço sempre esta terapeutica de modo a que nada aconteça sem eu estar a espera, que pode acontecer na mesma,mas assim fico descansado porque sei que fiz aquilo, se não o fize e acontecer depois culpabiliso-me por nao o ter feito e penso que foi por nao ter feito este tratamento que aconteceu isto ou aquilo. Os canarios são imprevisiveis muita das vezes num dia estao bem no outro dia estao no fundo da gaiola mortos sem nenhuma razao aparente´, a unica justificação é o facto de serem animais muito frageis.

Como preparar os meus canarios para a exposição

Esta a chegar a altura de preparar os nossos canarios da melhor maneira possivel.
Eu tenho uma maneira propria de preparar os meus canarios que é dois meses antes do inicio das exposições, ou seja, nesta altura, dou banho aos canarios todos os dias com sais de banho com um burrifador de plantas, porque com as banheiras que tambem sao colocadas a disposição mas alguns canarios não tomam banho e então eu burridoos para que as penas estejam o mais macias possiveis, e dou uma vez por semana um cha de plantas que promove uma melhor queda da pena antiga e promove um desenvolvimento da nova pena.
Este programa e feito ate a muda estar concluida, e a parte do banho é feita ate uma semana de os passaros irem para a exposição. Uma semana antes da exposição dou o banho completo como esta descrito no texto abaixo, escrito pelo criador Carlos Lima e colocos na enfermaria a 30º para secarem sem que nada de anormal ocorra. No dia de entrega dos passaros na exposição lavo apenas as penas da cauda e das asas passado-as por agua quente se assim o justificar, ou seja, se a cauda do canario se apresentar aberta, coloca-se a cauda em agua a ferver fechando a cauda e esta assim permanece durante agum tempo.
O champo que e descrito pelo Sr. Carlos lima não é o memso que utilizo, eu utilizo o shampoazurro da pianeta



Carlos Almeida LimaJuiz Internacional CNJ-OM


1- Dar banho dez dias antes da exposição;
2- Preparar 3 recipientes com água tépida ;
3- No 1º recipiente juntar a 1 litro de água o produto ou produtos indicados na alínea b)do nº 6 ;
4- Com um pincel de barba lavar os canários ;
5- No 2º recipiente juntar a 1 litro de água 5 a 10 ml de vinagre de maçã (produtobiológico) para eliminar os resíduos da lavagem com o produto referenciado no ponto nº3 (o vinagre de maçã tem que ser aquele que no rótulo tem as maçãs inteiras) ;
6- O 3º recipiente, ou seja a nossa terceira lavagem em 1 litro de água tépida, duasmedidas de glicerina para dar o brilho e a luminosidade às penas do canário e realçar a cor.Nota importante:a) Colocar as aves a uma temperatura entre 26º e 30º (processo de secagem)b) Este processo volta a ser efectuado na véspera da entrega das aves na exposição.Produtos a utilizar:-Super White (pó branco)-Briljant (shampoo)

Balanço final

Bem chegou ao fim a criação de 2010! Não foi a desejavel mas foi a possivel, anilhei 270 canarios com grande predominancia de canarios feo, algums portadores de feo como é normal mas graças a deus uma maior percentagem de feo puro.
Este ano criei com 50 casais, dos quais 30 eram da raça feo logo tambem era de esperar maior quantidade de feos em relação as outras raças que este ano me criaram muito mal, principalmente os agatas vermelho mosaico, que tinha 5 casais e tirei 5 passarinhos, os satinês amarelo mosaico tambem não criaram como eu esperava o que fez com que eu não tivesse uma media de 5.4 passarinhos por casal, um pouco mais baixa que outros anos mas visto estas temperaturas adversas ate nem foi mau de todo.
Já tirei das voadeiras grandes para umas mais pequenas algumas crias que se destacam das outras de modo a estarem mais confortaveis e descansadas, vamos ver o que dali sai porque ainda e cedo para fazer juizos da criação, agora ambição existe muita e esperança tambem porque as indicações que me estao a dar não sao nada más.

terça-feira, julho 06, 2010

Temperaturas elevadas no meu canaril

Ontem ao inicio da noite fui ao canaril e verifiquei que estavam 28ºC, imagino a temperatura que terá feito durante o dia. Tenho as janelas abertas com as portadas fechadas para ficar mais frequinho mas mesmo assim a temperatura esta muito elevada e ainda por cima tenho passaros pequenos nas gaiolas a ser alimentados pelos pais, que com este calor podem abandonar os filhos e comprometer a sobrevivencia deles, espero que não e ate agora não me teem falhado. E para alem disso ainda tenho canarias no choco o que corre um grande risco de levantarem o choco devido ao elevado calor. Vamos ver como resistem a estas temperaturas, ja que apartir de sexta-feira dizem que vão baixar as temperaturas e ai volta ao normal para a criação de canarios nesta altura. Para minha satisfação até se estão a aguentar muito bem.